A criação de minhocas para produção de humus

A criação de minhocas (minhocultura) constitui hoje uma atividade zootécnica muito importante, que tem como objetivos:

* produção de alimento (proteína) para a criação de vários animais (rãs, peixes etc.);

* produção de húmus (esterco de minhoca).

Atualmente, o húmus de minhoca é produzido a partir da minhoca vermelha da Califórnia. O alimento normalmente usado é o esterco de gado fermentado ou bioestabilizado.

As minhocas alimentam-se de matéria orgânica em decomposição. Assim, o fato de se encontrar um número elevado de minhocas num determinado local significa que o solo é rico em matéria orgânica e também em nutrientes minerais.

Os solos são, em geral, pobres em matéria orgânica. Isso faz com que as minhocas tenham de ingerir grandes quantidades de terra para obter o alimento necessário para a sua sobrevivência. À medida que ingerem a terra, cavam verdadeiras galerias no solo que permitem a circulação do ar, isto é, garantem a porosidade do solo e a sua fertilidade.

De tudo isso, pode-se concluir que o solo que passa pelo intestino da minhoca ao ser expelido apresenta, em relação ao solo circunvizinho, maiores teores de matéria orgânica e de elementos minerais facilmente assimiláveis pela planta, e também uma rica e diversificada fauna e flora microbiana.

Palavras relacionadas a este artigo:
  • criação de minhocas e produção de humus
  • humos minhoca
  • minhoca
  • minhocas
  • projeto de criação de minhocas e como comercializar