Banho de gato: dicas de como banhar o seu bichanoDar um banho em um gato pode ser uma das atividades mais penosas para os proprietários de animais. Infelizmente, nenhuma das partes parece ter prazer com essa atividade. Felizmente, os gatos são animais limpos e tendem a cuidar bem de si, mas há muitos casos em que o banho é inevitável. Por exemplo: condições médicas, como alergia, micose ou pulgas pode precisar de um banho com medicamentos.

Por incrível que pareça, nem todos os gatos odeiam um banho, alguns até parecem apreciá-lo. Estes são geralmente os gatos que tiveram experiências de banho agradáveis desde que eram filhotes.

Aqui está o método que eu prefiro para banhar um gato. Espero que minhas dicas sejam úteis para você:

1. Antes de começar, certifique-se de cortar as unhas do gato (você pode ser grato a isso mais tarde) e certifique-se de bloquear as rotas de escape, como janelas abertas.

2. Gatos odeiam ser imersos em água, então eu acho melhor para derramar a água sobre eles com um jarro ou copo. Dessa forma, a água corre sobre eles e escorre. Banheiras, de preferência com um tapete de banho de borracha no fundo, são os melhores para o trabalho.

3. Pré-misturar o shampoo com água morna para evitar o choque de shampoo frio sobre a pele quente. Certifique-se de usar um shampoo suave formulado especialmente para gatos.

4. Deixe a temperatura da água morna … gatos odeiam água quente ou fria.

5. Sempre que possível, tenha um ajudante. Se você acha que o seu gato pode protestar, é melhor ter um alguém para segurá-lo para você pela nuca, de modo que não poderá morder ou arranhar você.

6. Seja o mais suave possível. Os gatos tendem a surtar em movimentos bruscos e ruídos. Use uma voz calma tranquilizadora.

7. É melhor lavar bem primeiro a remover pelos soltos e emaranhados.

8. Comece por molhar o corpo aos poucos. Deixe o rosto para o final.

9. Uma vez que o gato esteja encharcado, comece a aplicar a pré-mistura de shampoo, e faça massagem na parte de trás do pescoço, do corpo para baixo até que você tenha feito uma espuma agradável.

10. Siga as instruções do shampoo. Se for medicamentoso, ele pode exigir que você deixe por 3-5 minutos antes de enxaguar.

11. Lavar cuidadosamente usando um copo ou jarra, e trabalhar a partir do pescoço para baixo.

12. Retire o excesso de água da pelagem do seu gato usando a mão como um rodo.

13. Para limpar o rosto, é melhor usar apenas uma esponja ou pano úmido. Passe suavemente ao redor dos olhos e ouvidos.

14.Após o banho, envolva o seu gato em uma toalha e leve o bichano para uma área agradável e quente para secar. Utilize uma toalha para absorver a água, tanto quanto possível. Se você tem um gato de pelos longos, você pode usar um secador de cabelo em potência baixa desde que o gato coopere.

15. Seja paciente! Alguns gatos são muito mais tolerantes do que outros, e se tudo mais falhar, leve para banhos no pet shop de confiança, eles saberão como bem tratar o seu bichinho.