Bois e vacas: Como é realizado o abate de bovinos em um frigorífico?O abate em frigoríficos vem se revolucionando a cada dia para preservar cada vez mais a saúde e o bem estar do animal e também preservar a carne de consumo.

Um matadouro com um escritório com amplas janelas para a visualização de controle de entrada e saída dos animais e com acesso direto e interno para a sala de abates. O transporte não deve ser realizado em condições desfavoráveis ao animal, feito nas horas mais frescas do dia para evitar estresse, contusão e até mesmo a morte dos animais, desde o desembarque até a hora da sangria.

Ao chegar no abatedouro é preparado à inspeção ante-morte,  verificando vacinas, sanidade, isolamento dos animais doentes, precisam estar sadios e mostrando um comportamento natural,  sem feridas pelo corpo e condições higiênicas dos animais, em seguida são separados por lotes de acordo com a procedência e permanecem nos currais em jejum e em descanço para a melhorar a qualidade da carne, para os níveis de adrenalina e de glicogênio presentes no sangue voltam ao normal.

Em seguida passam por um banho para a lavagem de esterco e outras sujeiras antes do abate.  Os animais são levados cada um para um único compartimento onde serão sacrificados com Pistola Pneumática que é apontada para a cabeça do animal e uma vara de metal é disparada para dentro do cérebro com o objetivo de deixar o animal inconsciente tendo também outras formas de se fazer esse atordoamento  até o fim da sangria .

Depois do animal caído são erguidos pela traseira em um transportador aéreo em um trilho para a sangria, é essencial que essa sangria seja eficiente sem sofrimentos desnecessários aos animais cortando o vaso sanguineo do pescoço com uma faca esterelizada, escorrendo de 15 a 20 litros de sangre do animal. Uma sangria mal feita causa putrefação da carne.

Em seguida  a cabeça que depois é limpa com água e as patas dianterias são retiradas para começar a retirada do couro sendo cortado com facas em pontos especificos  para que a remoção pela máquina seja fácil e cercada de cuidados para que não haja contaminação da carcaça por pêlos ou algum resíduo fecal.

A carcaça é aberta por uma serra elétrica e suas vísceras são retiradas e levadas a uma bandeja de inspeção. E encaminhada a carcaça para a desossa  e o corte da carne que vai para comercialização é inspecionada pelo Médico Veterinário.

Palavras relacionadas a este artigo:
  • ABATE DE VACAS
  • abatimento de bois
  • como é abate de bois frigorifico