Brasil: constituição politico administrativa brasileira

O Brasil é uma República Federativa composta por 26 estados e um distrito federal, onde se situa a capital da República, Brasília, que é a sede do governo e dos poderes executivo, legislativo e judiciário.

Cada um dos estados brasileiros (cada uma das unidades da Federação) é ainda subdividido em municípios e esses em distritos. Ao todo o Brasil possui 9.274 distritos distribuídos em 4.974 municípios.

Apesar de o País se constituir em uma Federação é grande a centralização política existente, sendo pequena a autonomia de cada unidade da Federação.

Os estados brasileiros são ainda agrupados em cinco grandes regiões político-administrativas: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

* Região Norte que ocupa 45% da área territorial do país. É composta por sete estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins.

* Região Nordeste que ocupa 18% da área territorial. É composta por nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe.

* Região Centro-Oeste que ocupa 19% da área territorial. É composta por três estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul. Também faz parte dessa região o Distrito Federal.

* Região Sudeste que ocupa 11% da área brasileira. É composta por quatro estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo.

* Região Sul que ocupa 7% do território do Brasil. É composta por três estados: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina.

Criada em 1968, pela FIBGE, essa divisão regional é oficialmente adotada para levantamentos censitários e, por órgãos da administração direta e de instituições de planejamento e afins.