Cachorro fedido: dicas para diminuir o cheiro ruim do seu cãoNão há nada pior que um cachorro fedido, e se você acha que seu cachorro é fedorento, tenha certeza que as suas visitas também acham. Então, faça um favor a todo mundo e resolva essa questão, para que você possa desfrutar da companhia de seu pet sem contaminar a casa inteira.

O cheiro de um c√£o √© como um cart√£o de identidade para eles. Diz aos outros c√£es quem ele √©, e provavelmente muitas outras coisas, como seu sexo, por onde vive, e tamb√©m o humor. O olfato dos cachorros √© muito mais sens√≠vel do que o do ser humano; um cachorro tem mais de 220 milh√Ķes de receptores olfativos em seu nariz, enquanto os humanos t√™m apenas 5 milh√Ķes.

Existem muitas raz√Ķes pelas quais seu c√£o pode cheirar mal; e a maioria dos odores s√£o, na verdade, devido a fatores fora de seu controle:

Rolagem ‚Äď para n√≥s humanos isso √© um horror, mas os c√£es gostam de rolar em subst√Ęncias desagrad√°veis, e que ficar√° impregnado na pele do cachorro. Na praia, por exemplo, ele pode rolar sobre algas, peixes mortos ou aves marinhas mortas. No campo, √© mais prov√°vel de ser no esterco! Isso mesmo! N√£o √© dif√≠cil correrem para rolar sobre excrementos bovinos. Se seu c√£o √© um rolador, a principal precau√ß√£o que voc√™ pode tomar √© a de ficar atento com a presen√ßa dessas ‘tenta√ß√Ķes’. E estar preparado para dar banho regularmente no seu cachorro malandro.

Excesso de p√™los – ra√ßas com pelos longos e densos muitas vezes se tornam sujos com urina ou fezes. E algumas ra√ßas de c√£es t√™m excesso de pele e de dobras, como o sharpei. Essas √°reas √ļmidas permitem infec√ß√Ķes bacterianas ou f√ļngicas que se tornam a fonte de um odor t√≠pico nos cachorros.

H√° tamb√©m as condi√ß√Ķes de sa√ļde que podem ocorrer nos c√£es e desenvolver um cheiro forte. Esses fatores de mau cheiro precisam ser tratados por um m√©dico veterin√°rio:

Mau h√°lito √© frequentemente um sinal de doen√ßa dental. A c√°rie dent√°ria, gengivas infectadas, um abcesso dent√°rio ou um corpo estranho, como osso ou um peda√ßo de madeira que est√° presa na boca, podem causar halitose. Seu veterin√°rio pode verificar se h√° ac√ļmulo de placa bacteriana e c√°ries dent√°rias. Para prevenir a doen√ßa dental utilize ra√ß√£o de boa qualidade, e n√£o o alimente com sobras de comida preparada para humanos.

As infec√ß√Ķes de ouvido podem gerar um cheiro muito ruim. Ao contr√°rio dos humanos, os c√£es n√£o podem drenar a √°gua de seus ouvidos ap√≥s nadar devido a um longo canal auditivo com um giro de 45 graus. Cachorros com orelhas caidas como o Cocker Spaniel e o Basset Hound t√™m limitado o fluxo de ar para secar o ouvido; e umidade √© fator perfeito para crescimento de bact√©rias e fungos.¬† Infec√ß√Ķes do ouvido podem ser bem dolorosas e devem ser tratada pelo seu m√©dico veterin√°rio o mais rapidamente poss√≠vel.

Seborr√©ia √© uma doen√ßa em que a epiderme (camada externa da pele), as gl√Ęndulas seb√°ceas e fol√≠culos pilosos s√£o mais produtivas, criando flocos de pele seca ou secre√ß√£o excessiva de sebo. Os c√£es afetados geralmente tem pele com mau cheiro, especialmente nas dobras do corpo, mau cheiro nos ouvidos com presen√ßa de cera.

Gl√Ęndulas anais: todos os c√£es t√™m gl√Ęndulas anais localizadas em cada lado do √Ęnus. Cada vez que uma das fezes √© passado estes secretam uma subst√Ęncia oleosa com um aroma √ļnico que √© depositado sobre a superf√≠cie das fezes principalmente para marca√ß√£o territorial. Se essas gl√Ęndulas se tornam impactadas ou infectadas podem liberar a secre√ß√£o, oleosa e malcheirosa para a pele circundante, resultando em um odor muito forte. Seu veterin√°rio pode mostrar a voc√™ como verificar e at√© mesmo como esvaziar os sacos anais, voc√™ pode preferir que o seu veterin√°rio fa√ßa esta tarefa desagrad√°vel para voc√™.

Pele infectada: uma causa comum se cheiro ruim no seu cachorro pode ser uma infecção cutãnea. Este cheiro é uma combinação de bactérias e leveduras, ambos são normalmente encontrados normalmente na pele do seu cão, fazem parte da microbiota da pele. Quando a pele se torna enfraquecida, como em uma alergia, as bactérias e as leveduras sobrepovoam a pele, causando coceira, vermelhidão, e cheiro ruim. Você pode precisar de xampu medicamentoso e de antibióticos.

Sarna sarcóptica é causada por um ácaro que infesta a pele. Os cães com sarna sarcóptica tem um cheiro de mofo característico, e queda de pelos. Cuidado pois esse tipo de sarna contamina os humanos.

Sarna demod√©cica √© causada por um √°caro que vive dentro dos fol√≠culos pilosos e gl√Ęndulas seb√°ceas. Ela geralmente ocorre pela primeira vez como a perda de pelos ao redor dos olhos e cantos da boca em c√£es menores de um ano. Ela pode se espalhar para as pernas e tronco dos c√£es e evoluir para uma forma √ļmida com um odor f√©tido.

Para remover o cheiro do ambiente: superfícies macias, como sofás, carpetes, tapetes e sua cama podem prender odores. Polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio no sofá ou tapete e deixe durante a noite antes de aspirar pela manhã. Você pode adicionar um pouco de bicarbonato de sódio ou vinagre branco junto com o sabão em pó quando você lavar a roupa de cama e roupinhas dos cães.

Palavras relacionadas a este artigo:
  • como tirar rabujo de cachorro
  • como tirar cheiro de cachorro
  • como tirar mau cheiro de cachorro
  • cachorro fedido
  • como tirar o mau cheiro do cachorro