Coelhos de estimação: dicas para comprar e cuidar do seu coelhinhoOs coelhos podem ser ótimos animais de estimação para as crianças. Eles são pequenos e limpos, e relativamente barato para criar. Além disso, eles são muito resistentes, saudáveis, e com comportamento calmo e silencioso, de modo que não irão perturbar os vizinhos.

A criação seletiva de coelhos selvagens produziu diversos tamanhos, tipos de pelagens e cores. O coelho de estimação mais popular é o Albino, um coelho branco com orelhas rosas, mas o coelho Angorá também é admirado por causa de seu pêlo longo e macio. Os coelhos anões são muito bonitos, mas só porque eles são menores, o que os torna mais frágeis (risco de traumas e pisões). Os anões são muito teimosos em comparação com as espécies maiores.

Os coelhos são muito territoriais, e os proprietários muitas vezes colocam vários em um mesmo ambiente. É melhor manter apenas um coelho de cada vez como um animal de estimação e certifique-se que ele ou ela está alojado em uma gaiola segura (caso necessário). A gaiola deve ser suficientemente forte para resistir a ataques de cães e também para fornecer proteção contra o vento ou chuva. Não recomenda-se que o coelho possa correr livre pelo quintal, são excelentes artistas de escape, e podem ser fácil presa para cães, e até mesmo gatos.

Se o seu coelho fica solto dentro de casa, lembre-se que esses caras gostam de mastigar tudo! incluindo móveis e até mesmo cabos elétricos, por isso tenha cuidado!

Um coelho precisa de uma variedade de alimentos para mantê-lo feliz e saudável. Rações especiais para coelhos são encontradas em pet shops, sempre compre de uma marca confiável; na dúvida pergunte ao médico veterinário. Você deve completar a alimentação com frutas secas e vegetais (cenoura, couve-flor, brócolis e maçãs). Não dê muito alface, só um pouco! Pois pode causar diarréia.

Como os coelhos gostam de roer, deixe um pedaço de madeira para o seu coelho para mastigar durante todo o dia. A água deve ser fornecida sem falta, e é melhor usar garrafas de água e anexar ao lado da gaiola, para que a água permaneça limpa e eles possam beber apenas quando precisam. Isso você encontra nas lojas.

Os coelhos geralmente apresentam poucas preocupações com a saúde. Cuidado com o excesso de calor e ambientes pouco arejados, e mantenha as gaiolas sempre limpas. Tenha um médico veterinário especialista em animais silvestre na sua lista telefônica; em uma emergência, já saberá para onde correr.