Coldplay   biografia da banda (integrantes, histórias, músicas e álbuns)

Coldplay

história do Coldplay, músicas e formação do Coldplay

Em tempos em que as paradas são dominadas só por gente “boa” (Britney, Eminem, Puff Daddy, etc), é sempre ótimo que surjam bandas como o Coldplay, que, apesar de não apresentar nada original ou ousado, faz música com sentimento.

O som lembra muito bandas inglesas como Travis e Radiohead, mas a voz do vocalista Chris Martin se parece com a do jazzista mala Dave Matthews.

Chris montou o Coldplay em 96, na Universidade de Londres, com os amigos Will Champion, Jon Buckland e Guy Berryman, ao descobrirem gostos parecidos (os folks Nick Drake, Simon & Garfunkel e Jeff Buckley).

A banda poderia ficar no ostracismo total, como vários outras, mas conseguiu um lance de sorte: resolve lançar um single, Safety, apesar de só possuírem dinheiro para 500 cópias. Distribuíram o single entre familiares e amigos, e também para gravadoras como BMG e Parlophone (gravadora de Beatles e Radiohead), que depois veio a contratá-los.

Eles ainda lançam outro single, Brother & Sisters, pelo pequeno selo Fierce Panda. Já pela Parlophone lançam o EP The Blue Room, com tiragem de 5000 cópias, e que hoje é disputado na mão entre os fanáticos e colecionadores. São ainda lançados (com muito sucesso), o single das belíssimas “Shiver” e “Yellow”. Não tinha mais como não acontecerem.

Pois é, eles conseguiram um estouro maior. Lançaram seu primeiro disco, o ótimo Parachutes, lançado a 10 de julho de 2000, chegando ao primeiro lugar das paradas no Reino Unido. O clipe de “Yellow” toca sem parar na MTV e a banda se consagra como o destaque maior no V-2000, festival de verão da Inglaterra. Parachutes vende mais de um milhão de cópias, trazendo às paradas outros sucessos, como “Trouble”, “Shiver” e “Don’t Panic”.

O público se apaixona pela bela voz de Chris e a guitarra quase oriental de Jon, com solos e riffs transcedentais. O vocalista chega a afirmar que o Colplay é uma das 10 melhores bandas do mundo. Eles ainda tiveram tempor pra se lançar numa bem sucedidad turnê americana e ganharam o Grammy em 2002, por melho álbum alternativo.

Em junho de 2002, a banda lança o seu aguardado segundo disco, “A Rush of Blood to the Head”. É um disco um pouco mais ousado e melhor produzido do que o debut do Coldplay. O álbum logo tem boa aceitação por parte de críticos e fãs.

Fonte: www.wiplash.net

Palavras relacionadas a este artigo:
  • nacionalidade dos clodplay
  • nacionalidade dos componentes do coldplay
  • quantos itregantes banda coldplay tem