Dicas para comprar uma fritadeira elétrica (para não fazer sujeira na cozinha)

Pastéis, salgados, doces e as deliciosas batatas fritas são apenas algumas das inúmeras receitas que utilizam a fritura como técnica de preparo.

Pensando na forte presença dos alimentos fritos em nosso dia-a-dia, empresas desenvolveram a fritadeira elétrica, como uma solução prática para a falta de tempo para preparar os alimentos. E são tantos os modelos, que é necessário avaliar com atenção as características do produto antes de efetuar a compra.

Um fator importante a ser analisado é a fonte de calor. Existem modelos que funcionam a gás e outros que operam com energia elétrica. Para escolher o aparelho ideal, você deve pensar principalmente no consumo. Modelos a gás são mais econômicos, porém os elétricos são mais práticos. Avalie qual modelo apresenta a melhor relação de custo e benefício.

Fritadeiras elétricas geralmente apresentam muitas características diferenciadas, como seletor de temperatura, sistema automático para abertura da tampa, lâmpada indicadora de funcionamento, além de outras coisas. Porém, estas não são as especificações fundamentais do produto. O que realmente importa, é a capacidade de óleo que o aparelho apresenta. Com este dado você pode ter uma idéia de quanto alimento poderá ser preparado na fritadeira.

Além disso, o material de confecção do produto é muito importante. Normalmente são feitos em aço inox, com interior revestido de material antiaderente, para facilitar a limpeza. Produtos com estas características são mais caros, mas também são os mais resistentes e práticos. Analise as informações disponíveis sobre cada modelo para fazer a escolha certa e não se esqueça de verificar o prazo de garantia do aparelho.

Ao escolher um produto, prefira aquele que apresente em suas especificações, confecção em material térmico, garantindo que a temperatura externa do aparelho seja estável e que não ocorra aquecimento. Modelos com tampa são melhores, pois impedem que a gordura quente espirre para fora da fritadeira. Esta é uma importante característica, pois evita que você possa sofrer queimaduras.

Além disso, é muito importante ler as informações contidas no manual de instruções antes de utilizar o equipamento, para saber exatamente o que deve e o que não deve ser feito durante o uso. E nunca se esqueça de verificar se o produto possui selo de garantia comprovada por algum laboratório conhecido, como o Inmetro, garantindo que os padrões de segurança foram seguidos durante a fabricação.

Palavras relacionadas a este artigo:
  • qual a melhor fritadeira eletrica
  • melhor fritadeira eletrica
  • qual e a melhor fritadeira eletrica
  • fritadeira eletrica