Ecologia: o problema da erosão do solo

Erosão é a remoção de partículas do solo das partes mais altas e o seu transporte para as partes mais baixas do terreno ou para o fundo de lagos, lagoas, rios e oceanos. A erosão é provocada pela ação das águas e dos ventos.

No Brasil, a erosão mais importante é provocada pela ação da água, também chamada de erosão hídrica.

A erosão realiza-se em duas fases: desagregação e transporte.

A desagregação é provocada pelo impacto das gotas de chuva e pela água que escorre na superfície. O impacto direto das gotas de chuva no solo desprotegido, cuja vegetação foi destruída, provoca a desagregação da partícula.

As partículas desagregadas são agora transportadas pelas enxurradas. O transporte depende do tamanho das partículas. Assim, as partículas diminutas de argila e hmo so facilmente carregadas pelas águas aas enxurradas.

A erosão provocada pelas águas pode ser superficial quando o solo vai sendo carregado lentamente, sem que o problema seja notado. Quando os agricultores percebem a erosão, muitas vezes o solo já está improdutivo.

A erosão pode ocorrer também em forma de sulcos e em voçorocas. Elas ocorrem quando no terreno, em declive, sulcos de valetas são abertos com o transporte do solo. Este tipo de erosão é o que chama mais a atenção dos agricultores, porque torna o solo improdutivo em tempo muito curto.

Palavras relacionadas a este artigo:
  • erosão do solo
  • ecologia do solo
  • frases para cartazes de erosao no solo
  • problemas da remocao da vegetacao para erosao
  • qual o problema da erosao do solo