Reflexão da luz

O fenômeno da reflexão consiste na mudança da direção de propagação da energia . Consiste no retorno da energia incidente em direção à região de onde ela é oriunda, após entrar em contacto com uma superfície refletora.

A energia pode tanto estar manifestada na forma de ondas como transmitida através de partículas. Por isso, a reflexão é um fenômeno que pode se dar por um caráter eletromagnético, óptico ou sonoro.

Quando raios luminosos paralelos incidem numa superfície plana, polida, os raios refletidos também são paralelos ente si.

Difusão da luz

A maioria das superfícies são ásperas; suas irregularidades refletem a luz em diversas direções. Esse tipo de luz refletida se chama luz difusa. É graças a ela que, durante o dia, um cômodo pode ser iluminado pela luz do sol, que se reflete no ar, nas nuvens e nas paredes.

Assim as superfícies polidas refletem melhor a luz que as superfícies ásperas.

Refração da luz

Um feixe de luz se desvia ao passar do ar para a água ou vice versa. Para observar esse efeito basta mergulhar um lápis em um copo com água. Esse desvio se deve a uma mudança na velocidade da luz ao passar de um meio transparente para outro e chama-se refração da luz.

Índice de refração é uma relação entre a velocidade da luz em um determinado meio e a velocidade da luz no vácuo (c). Em meios com índices de refração mais baixos (próximos a 1) a luz tem velocidade maior (ou seja, próximo a velocidade da luz no vácuo).

A velocidade de propagação da luz no ar depende da freqüência da luz, já que o ar é um meio material. Porém essa velocidade é quase igual a 1 para todas as cores.

Palavras relacionadas a este artigo:
  • fenômenos da luz
  • fenomenos relacionados a luz
  • a luz e seus fenomenos
  • fenomeno da luz
  • difusao da luz