Ficomicetos e ascomicetos: como os fungos são classificados?Os fungos são organismos eucariontes, heterótrofos, unicelulares ou pluricelulares. Por muitos anos os fungos foram classificados como vegetais em virtude de algumas poucas semelhanças.

Entretanto, a principal diferença entre um fungo e um vegetal está exatamente na incapacidade que os fungos têm de produzir o seu próprio alimento, não realizando a fotossíntese, pois são aclorofilados. Hoje colocamos todos fungos em um Reino próprio, o Reino dos fungos. A maior parte dos fungos é saprófito, algumas espécies são parasitas de plantas e animais.

Os fungos desempenham um importante papel na natureza ao reciclar a matéria, agindo como de compositores. Encontramos fungos unicelulares e pluricelulares, sendo que nestes últimos o corpo é constituído por filamentos, conhecidos como hifas, que entrelaçam formando o micélio.

Alguns fungos podem crescer associados às algas formando os liquens. Esta associação a onde os dois envolvidos são beneficiados é conhecida como o mutualismo. Nesta condição, os liquens tornam-se organismos pouco exigentes, sobrevivendo aos ambientes mais hostis. Normalmente são os pioneiros na instalação de uma comunidade.

O Reino dos fungos é dividido em:

1- Ficomicetos
São fungos bastante conhecidos, pois alguns representantes são responsáveis por doenças em plantas em alguns animais além dos famosos bolores encontrados , por exemplo, no pão.

2- Ascomicetos
Encontramos representantes microscópicos e macroscópicos. São fungos muito importantes para o homem, pois são utilizados para a produção de bebidas como a cerveja e os vinhos, na fabricação de pães e alguns tipos de massas. Neste grupo encontramos o famoso gênero penicilina, fungo que foi muito utilizado na elaboração de antibióticos, além do Aspergilus, presente em alguns alimentos como amendoim, produzindo uma substância cancerígena chamada aflatoxina.

Palavras relacionadas a este artigo:
  • ficomicetos
  • os organismos eucariontes pluricelulares heterotrofos são classificados como