Microondas são ondas eletromagnéticas de alta freqüência, do mesmo tipo das ondas de rádio (porém mais curtas). Elas não são fonte de calor, mas sim de energia. Seu comprimento varia de 1 mm a 300 mm, e sua freqüência de 109 Hz até 1011 Hz.

Sua utilização é muito grande e variada, como em transmissão de TV via satélite, radares, ligações internacionais e na indústria.Uma das aplicações mais conhecidas deste tipo de onda é no forno de microondas.

O Radar está para o sentido de Rádio assim como a Eco-locação está para o sentido da Audição. Seres que dispõem de radar de alta resolução (possivelmente robôs ou alienígenas) podem emitir microondas EHF ou SHF que lhes permitem visualizar objetos maiores que seu comprimento de onda (ou seja, alguns centímetros) num raio 3 km em campo aberto, mesmo através de poeira e neblina, ou até 100 metros dentro de construções.

É possível usar radar através de um metro de concreto, três metros de areia ou terra solta, ou trinta metros de água para descobrir encanamentos, fios, barras de aço, pessoas e outros objetos sólidos soterrados, emparedados ou submersos.

Um radar de baixa resolução, que usa ondas de maior comprimento (decímetros), pode detectar objetos a partir do tamanho de um pássaro num raio de até 400 km, mas sem precisar sua forma: apenas a localização e o tamanho aproximado.

Palavras relacionadas a este artigo:
  • o que são microondas
  • o que é microondas
  • o que são microondas fisica
  • o que sao as micros ondas
  • o que sao micro ondas