Guia de Profissões: Psicologia (informações, dicas, cursos, salários, psicólogos)

psicologia

dicas de cursos de psicologia, o que fazem os psicólogos?

Quem se lembra da “convocação” de uma psicóloga para se juntar à equipe do Brasil assim que o técnico Wanderlei Luxemburgo assumiu o cargo de treinador da seleção brasileira, em 1998?

Psicologia esportiva é um dos campos de atuação em alta desse profissional que estuda os comportamentos, os aspectos ambientais e culturais que interferem na formação das pessoas, seus processos mentais e emocionais.

A psicologia vem se firmando como um recurso importante para o bem-estar das pessoas.

Formação e profissão:

Um alerta para quem quer atender por conta própria, quando botar a mão no diploma: sobram consultórios de psicologia nos grandes centros. Uma pesquisa recente do Conselho Regional de Psicologia abrangendo os Estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul indicou que 54% dos profissionais formados atuam dessa forma.

Em seguida, vem a área escolar, de orientação psicopedagógica, com 18% de participação (professores, alunos e pais recebem orientação sobre dificuldades com a aprendizagem).

Na área organizacional, que abriga 13% dos psicólogos, o trabalho está relacionado à aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. É uma das áreas que mais tem contratado no país. As empresas de maior porte têm equipes próprias e as menores lançam mão dos serviços de consultores ou da contratação de terceiros.

Essas três áreas, clínica, escolar e organizacional, são tradicionalmente os campos de atuação do psicólogo e, consequentemente, as áreas para as quais os cursos universitários estão mais voltados. Hoje, porém, as perspectivas de trabalho vêm se expandindo.

A psicologia jurídica (varas de família, juizado de menores) cresceu nos últimos anos por causa dos processos de adoção, violência contra menores e devido também à disputa pela guarda dos filhos na separação de casais. Outro tipo de serviço em expansão é o voltado para os idosos, presos e menores, conhecido como psicologia social.

Até agências de publicidade vêm recrutando psicólogos, sua função é coordenar pesquisas com o público sobre a imagem do produto.

Na carreira de magistério, o profissional pode dar aulas de psicologia para alunos de nível médio e cursos técnicos.

No início do curso, as disciplinas estudadas são psicologia social, do desenvolvimento e da personalidade. Mas o aluno estuda também fisiologia, neurologia, sociologia e estatística. Em geral, depois dos dois primeiros anos, pode-se escolher entre as matérias optativas que definem a área de atuação.

Atividades:

O psicólogo diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Ele observa e analisa o comportamento, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente, procurando ajudá-lo a identificar as causas de seus problemas e angústias e a rever seus comportamentos inadequados. Ao fazê-lo, o psicólogo leva em conta a influência que a hereditariedade e os grupos sociais exercem sobre a pessoa.

Esse profissional trabalha em consultórios, clínicas e também em escolas, onde dá orientação educacional aos alunos.

Em empresas, participa da seleção e do treinamento de pessoal, e promove programas de adaptação dos funcionários nos processos de reestruturação empresarial. Em hospitais, presta assistência a pacientes e familiares.

Também elabora, aplica e analisa pesquisas de mercado.

Perfil do profissional:

Interesse pelos problemas humanos, equilíbrio emocional, flexibilidade, facilidade de lidar com pessoas, habilidade de comunicação.

Palavras relacionadas a este artigo:
  • materias estudadas em psicologia
  • cursos técnicos voltados para psicologia
  • psicologia salarios