O que é a Geologia? O que estuda essa ciência?

Geologia é a ciência que pesquisa a estrutura da crosta terrestre, seu modelado externo e as distintas fases da história física da terra.

Como a geologia é uma ciência muito ampla, há a necessidade de que se tenha sólidos conhecimentos de química, física e botânica. A palavra geologia significa, geo = terra, logos = estudo.

Segundo a história, acredita-se que o primeiro a utilizar essa terminologia foi o Bispo Richard Bury, em 1473, diferenciando os Teólogos dos Juristas que valorizavam as coisas terrenas. Antigamente a geologia era sinônimo de ciências da terra, e seus estudos eram realizados de modo empírico.

Define-se geologia como a ciência que estuda a terra, procurando abordar todos os seus aspectos como: constituição, estrutura do globo terrestre, as diferentes forças que agem sobre as rochas, modificando assim as formas de relevo e a composição química original dos diversos elementos, a ocorrência e a evolução da vida através das diferentes etapas da história física da terra (Estudo dos seres antigos).

Entre alguns estudiosos da geologia, existe uma pequena diferença, em relação a definição da palavra geologia. Pois alguns acreditam, que esta ciência deva tratar de assuntos relacionados ao aspecto e constituição das rochas, que compõem a terra. Já outros, acham que os assuntos relacionados a história física da terra, são mais relevantes. Por outro lado, existe uma linha de pesquisadores que são mais abrangentes e, definem a geologia como ciência responsável pelo estudo da terra e todos os seus aspectos.

A geologia apresenta-se como uma ciência descritiva, histórica e explicativa, ou seja é uma ciência de observação, de interpretação e de experimentação. O trabalho de campo do Geólogo resume-se na:

* Procura de afloramentos;

* Procura de fósseis;

* Estudo dos diferentes tipos de estrutura;

* Prospecção.

O objeto de estudo da geologia, são os fenômenos geológicos, os quais dividem-se em duas ordens: físicas e biológicas. Os fenômenos geológicos de ordem física são: Litogênese: (Formação de rochas), Orogênese: (Formação de montanhas), Gliptogênese (Destruição e modelagem do relevo). Estes fenômenos fazem parte do ciclo geológicos. Os fenômenos de ordem biológica, diz respeito aos fósseis (restos de organismos) encontrados nas rochas.

Palavras relacionadas a este artigo:
  • Define geologia
  • o que estuda a geologia
  • O Que É Geologia
  • qual o objeto de estudo da geologia
  • qual a materia que estuda as rochas