Quem iventou a câmera fotográfica? Quando foi inventada?

Atualmente, com as câmeras digitais, a fotografia se tornou hábito para muitas pessoas. É sempre bom guardar lembranças de amigos, passeios, família, festas, viagens e outros momentos. Mas você sabe como tudo começou?

Ao longo da história, diversas pessoas estudaram meios para armazenar imagens de uma forma diferente da pintura. A primeira experiência foi a do italiano Giovanni Baptista Della Porta que, em 1558, criou a câmara escura, uma caixa preta que capturava a imagem através de um pequeno buraco e a armazenava dentro dela.

Muitos inventores seguiram as pesquisas e, em 1839, o francês Louis Jacques Daguerre, apresentou o daguerreótipo. A máquina consistia na câmara escura de Della Porta, que armazenava a imagem em uma placa de bronze prateada e que, aquecida ao vapor de iodo formava sobre a placa uma camada de iodeto prateado.

Essa placa era exposta à luz solar por cerca de 10 minutos e depois revelada em vapor de mercúrio aquecido, que aderia à imagem os pontos luminosos que haviam sido capturados. Não havia a possibilidade de fazer cópias, o material era pesado e caro. Mesmo assim, a fotografia caiu no gosto dos franceses.

Com isso, o mercado sofreu, ao longo do tempo, uma crescente evolução tecnológica que gerou o filme colorido e a câmera digital, sempre deixando-as mais leves e portáteis. A tecnologia digital mudou paradigmas do mundo da fotografia, minimizando custos e etapas, acelerando processos e facilitando a produção, manipulação, armazenagem e transmissão de imagens pelo mundo.

A facilidade fez com que as pessoas tomassem por hábito fotografar mais. Pensando nisso, até alguns sites foram criados para armazenar as fotografias, seja para compartilhar e mostrar o trabalho a alguém ou para não ocupar espaço no disco rídigo do computador!

Palavras relacionadas a este artigo:
  • quem inventou a maquina fotografica
  • quem inventou a camera fotografica
  • quem inventou a camera
  • Quem criou a maquina fotografica
  • quem inventou a primeira maquina fotografica