Raças de Cães: Basset Hound (comportamento, dicas, origem, cores, historia, cuidados, cachorros, guia)

basset hound

dicas, cuidados e comportamento dos cães da raça basset hound

O basset hound, mais conhecido simplesmente por ‘basset’, é uma raça de cães de corpo troncudo, patas curtas e orelhas enormes. Esse cachorro tem um apurado faro.

Origem:

Foi originado através do cruzamento de cães da raça beagle (Snoopy) com exemplares da raça bloodhound. Estima-se que surgiu nos primeiros anos do século XIX. O nome basset vem da palavra francesa ‘bas’ que significa ‘baixo’ ou ‘anão’.

Características:

Seu faro está entre os mais potentes dos caninos domésticos. Crê-se que apenas os bloodhounds possuim olfato melhor.

Tem entre 33 a 38 cm de altura, e seu peso fica em torno de 20 a 30 Kg. Uma de suas características principais são as longas orelhas e o pescoço forte, com muitas dobras.

Sua cauda é longa e afinada no final (com uma curva para cima). Muitos possuem a ponta da cauda pintada de branco, o que era muito útil quando eram usados para caça, pois podiam ser vistos de longe, mesmo no meio da vegetação.

O excesso de pele ao longo do corpo , rosto e pescoço, faz com que o basset hound tenha um olhar triste. Sua pele é frouxa, o que faz com que quando o basset abaixa a cabeça, sua pele forme rugas. Esses detalhes é que fazem a graça dessa raça!

Quanto à pelagem, seus pelos são curtos e lisos, e geralmente são bicolores (branco e marrom, ou preto e branco) ou tricolores (marrom, preto e branco). Mas qualquer cor é aceita nos padrões da raça.

Comportamento:

O basset é uma raça de cães calmos e companheiros. São extremamente leais, sensíveis e carinhosos. Perto de desconhecidos, são bastante amigáveis e sempre dispostos a fazer novas amizades. Por isso são muito indicados como animais de estimação para famílias com crianças, ou que já tenham outros animais de estimação.

É recomendável que um basset tenha a companhia de um outro animal de estimação, caso fique muito tempo sem a presença de seus donos, pois gosta de conviver em grupo. Essa companhia pode ajudar a manter o basset longe de maiores encrencas (pode ajudar a evitar que ele ‘coma’ os seus sapatos e roupas do varal).

Assim como os outros hounds, os bassets são muito difíceis de serem adestrados. Normalmente obedecerão aos comandos sempre que houver uma recompensa, mas esquecerão os comandos assim que a recompensa não estiver mais disponível. Isso não significa que não devem ser treinados quanto a atividades básicas (por exemplo: fazer xixi no lugar correto).

Com seu forte instinto de caça, irá perseguir pássaros, aves, ciclistas ou mesmo um cheiro, sempre que for possível. Por isso é recomendável sempre deixá-los presos a uma coleira quando passeando na rua.

Palavras relacionadas a este artigo:
  • cachorro bace
  • basset anão caracteristicas
  • qual á origem do cachorro basse
  • preço de filhote de basset hound
  • fotos da raça basset