Raças de Cães: Bull Terrier (comportamento, dicas, origem, cores, historia, cuidados, cachorros, guia)

bull terrier

dicas, cuidados e comportamento dos cães da raça bull terrier

Os cães da raça bull terrier são facilmente reconhecidos pelo formato curvo de sua cabeça, formato sui generis entre todas os cachorros.

Origem:

As raças Old English Bulldog e White English Terrier, ambas já extintas, foram cruzadas para dar origem a uma nova, chamada ‘bull and terrier’.

Por volta de 1860, a raça ‘bull and terrier’ se dividiu em dois ramos: o bull terrier branco puro, e outro com pelagem manchada colorida, que perdurou por mais setenta anos nas rinhas de cachorros até que finalmente foi reconhecido como uma raça legítima chamada Staffordshire Bull Terrier.

Os registros mais antigos de Bull Terriers datam do período entre 1874 a 1876.

Características físicas:

São musculosos, com pelagem curta e densa. As cores de sua pelagem são: branca (podendo apresentar pequenas manchas bicolores ou pretas), tigrada, dourada, preta ou tigrado.

Cães brancos e tigrados são os preferidos.

Sua característica mais notória é sua cabeça em formato de ovo quando observada de frente, levemente achatada em cima; nariz preto, nunca de outra cor, sempre voltado para baixo; orelhas eretas e pontudas; olhos triangulares, aparentando estarem semi fechados.

Não existe um padrão para peso e tamanho, mas a média do standard varia de 51 a 61 cm e entre 20 e 32 kg.

Comportamento:

São amigáveis e possuem um maravilhoso senso de humor. Sua força física é proporcional à sua notável inteligência, e ambas necessitam estar em constante atividade.

Podem ser teimosos (característica dos terriers). A característica da raça é ser mansa, mas não se pode esquecer que esta raça foi originalmente criada para rinha então deve-se desde cedo socializa-lo com outros cachorros e pessoas.

São afetuosos e adoram companhia humana. Por isso, quando ficam sozinhos se distraem mordendo coisas (móveis, sapatos,…), é sempre bom deixar brinquedos no local!

Saúde e cuidados:

Um problema comum nesta raça é a tendência a desenvolver alergias e doenças de pele. Mordidas de insetos, como moscas ou mosquitos, podem produzir alergias que causam a coceira.

Sua expectativa de vida varia entre 10 e 14 anos, no entanto, a cadela mais velha que se teve registro viveu até os 17 anos.

A raça necessita de uma quantidade razoável de exercícios. Os cães mais velhos também necessitam de exercícios, porém em doses mais reguladas, enquanto os mais novos podem se exercitar por horas.

Procure manter um equilíbrio entre dieta e exercícios, pois a raça ganha sobrepeso facilmente.

Palavras relacionadas a este artigo:
  • raças de cachorro
  • cães de raça
  • bull terrier
  • raca de caes
  • raças de cachorros mais baratos