Raças de Cães: Whippets (comportamento, dicas, origem, cores, historia, cuidados, cachorros, guia)

whippets

dicas, cuidados, e comportamento dos cães da raça whippet

Os cachorros da raça whippet fazem parte da família dos galgos. São fisicamente semelhantes com a raça inglesa greyhound, porém menores. São cães dóceis e ativos.

Origem da raça:

A Confederação Brasileira de Kennels Clube (CBKC) classifica os whippets no grupo 10, onde encontra-se os galgos.

A raça foi desenvolvida com o cruzamento de greyhounds com cachorros menores (algumas raças ‘terrier’), resultando em um ótimo cão para corridas, o que o torna um belo caçador de pequenas presas (por exemplo: lebres). Um bom exemplar de whippet pode passar dos 65 km/h em uma corrida curta.

Antigamente, os greyhounds eram cães da alta sociedade, só os nobres possuíam. Foi quando surgiu os whippets, era o cão de pessoas mais simples e por isso foi chamado de ‘greyhound de pobre’.

Comportamento:

A principal utilidade da raça é para companhia. São cachorros calmos, mansos, latem raramente, pacientes com crianças e toleram bem a presença de outros animais (porém, todo cuidado é pouco no que diz respeito a gatos, justamente por possuírem um forte instinto de perseguição. Também não deixe perto de frangos e outras aves que ele corre até pegar, e pega!). Quando filhotes sua energia é ilimitada, mas quando adulto se torna um cão calmo e gracioso, sem ser estabanado ou exagerado.

Características físicas:

Possui pelagem curta e lisa, que pode ter uma variedade imensa de cores e marcações (todas aceitas no padrão da raça).

O tamanho de uma fêmea de whippet situa-se entre 45 a 55cm de altura (medidos pela cernelha). Um macho mede de 55 a 75cm. O peso varia entre 10 a 15kg.

São cães leves e visivelmente mais magros que a maioria das raças, justamente por possuírem pouca camada de gordura, porém possuem musculatura bem desenvolvida, principalmente a musculatura das patas traseiras, responsáveis pelo arranque nas corridas. As orelhas devem ser em formato de “rosa” e não em pé.

Palavras relacionadas a este artigo:
  • cachorro de corrida
  • cachorro magro raça
  • cachorros calmos
  • raça de caes magros
  • raca de cachorro magrinho