Raças de Gatos: Siamês (dicas, comportamento, saúde, cuidados, onde comprar)

siamês

comportamento do siamês , dicas de gato siamês, raças de gato

Essa é uma das raças mais populares no Brasil. Os gatos da raça siamês encantam com seus olhos azuis e comportamento amável.

História:

Originária do Sião, atual Tailândia, a raça foi durante séculos criada e protegida dentro de templos. Exemplares da raça eram dados como presente a visitantes ilustres pela família imperial, foi essa a forma de disseminação da raça pelo mundo.

Características:

Os gatos siameses são conhecidos por gostarem de estar sempre ao lado do dono. Em geral, são gatos ativos e inteligentes, adoram subir em árvores e outros lugares altos (telhado da casa). Sua sexualidade é precoce em relação a outras raças.

Existe dois ‘modelos’ de gato siamês: o considerado ‘oficial’ possui corpo longilíneo, cabeça triangular e orelhas grandes; o ‘não oficial’ tem é mais encorpado, cabeça redonda e orelhas menores, e este é o padrão que vemos por aí.

Aparentemente o tipo extra-oficial tem a preferência do grande público, que o prefere ao refinamento estilizado do tipo oficial.

A forma tradicional do siamês é a “máscara de foca”, pontas castanho-escuras contrastando com o corpo castanho-claro. Outras cores incluem “pontas chocolate” e “pontas azuis”. As pontas escurecem com a idade, portanto siameses jovens apresentam pontas mais claras.

Palavras relacionadas a este artigo:
  • gatos de raça
  • gato siames comportamento
  • raças de gatos e comportamento
  • raças de gatos e temperamento
  • raças siamesas