Vulcões: o que é a lava vulcânica?

Lava vulcânica é rocha em estado líquido ou viscoso que atinge a superfície da Terra durante as erupções vulcânicas.

As lavas pobres em sílica são denominadas lavas fluídas, e apresentam normalmente constituição básica e composição química semelhante à das rochas basálticas. As lavas fluídas, percorrem grandes extensões durante seu derramamento, acomodando-se às irregularidades do terreno durante sua corrida.

As lavas ácidas, ricas em sílica, são viscosas e apresentam derrames curtos e espessos. Sua composição química é parecida à das rochas graníticas.

A velocidade do derramamento da lava, depende principalmente da sua viscosidade e de outros fatores como a topografia dos terrenos, quantidade de lava derramada, etc.

Portanto, podemos dizer que a velocidade da corrida da lava, assim como as dimensões do derrame, são muito variáveis. A espessura pode atingir de 30m a 40m nas depressões e até 10m no terreno plano. A quantidade de lava também varia muito, de algumas dezenas a até centenas de milhões de metros cúbicos. Quando a lava é fluída, o movimento do derrame é igual ao de um líquido.

O resfriamento e consolidação da lava, se dá por irradiação de calor da lava para a crosta do terreno e para os espaços livres, podendo permanecer com elevadas temperaturas ou fundidas no interior do derrame durante muito tempo. Em lavas muito espessas, o tempo de resfriamento total pode levar dezenas ou até centenas de anos. Durante sua consolidação, a lava pode se apresentar em dois aspectos: lava em blocos e lava em corda.

A formação desses diferentes tipos de lava dependem diretamente do grau de viscosidade e da quantidade de gases contidos nela. As lavas em cordas são ricas em pequenas vesículas originadas da inclusão de gases durante sua consolidação. O formato de cordas é resultante do enrugamento da película externa consolidada da lava, durante o movimento do derrame.

Já as lavas em blocos, são fragmentos agudos, lascas ou blocos, que apresentam superfície áspera e fendilhada, de cor geralmente avermelhada devido à oxidação resultante do contato cm o ar. Seu aspecto é influenciado pelo escape dos gases ou sua concentração em grandes bolhas. As lavas em blocos são determinadas pela grande quantidade de gases e pela temperatura relativamente baixa.

Palavras relacionadas a este artigo:
  • o que e lava
  • o que é lava vulcanica
  • lava vulcanica
  • o que e lava?
  • Oque é lava