Como fazer para seu cachorro parar de latir?

Aprenda essas técnicas para o seu cachorro parar de latir. Quanto mais novo for o seu cachorro, mais fácil será corrigir o comportamento. Tenha paciência com o seu cão, e entenda que estamos falando de cães que latem em excesso:

Dicas que você deve seguir durante o treinamento do cão:

- Não grite com seu cão para que pare de latir, isso estimulará ele a latir;

- Mantenha-se otimista com os resultados;

- Seja firme no comando para não confundir o seu amiguinho;

- Todos em sua família devem aplicar os métodos de treinamento, toda vez que o cão latir de forma inadequada.

Veja algumas situações comuns que fazem os cachorros latirem, e a solução para cada uma delas:

- Latir para transeuntes/pedestres na calçada: o estímulo deve ser retirado; veja se pode deixá-lo em outro lugar da casa;
– Latir quando estiverem confinados (trancados em um quarto, por exemplo): ignore os latidos. Se você for até ele será justamente o que o cachorro queria;
– Latir para outros cachorros ou para visitas: aplique técnicas de socialização.

Sobre remover a motivação:

Seu cão recebe alguma recompensa quando late (geralmente é a sua atenção que ele deseja), caso contrário não faria isso. Você deve sempre identificar qual o motivo dos latidos, e retire o estímulo, não dê a seu cachorro a oportunidade de continuar com o comportamento de latir em excesso.
Por exemplo, se ele late para pessoas ou animais que passam pela rua/calçada, você deve gerenciar o comportamento fechando portas/cortinas ou colocando o cão em outra sala/quintal. Durante o treinamento, nunca deixe o seu cão sem vigilância durante todo o dia e noite, mantenha-o por perto para ensiná-lo.


Sobre ignorar os latidos:

Ignore o latido de seu cachorro pelo tempo que for preciso, até ele parar. Não dê nenhuma atenção enquanto ele ainda estiver latindo. Sua atenção será uma recompensa para ele, por ser barulhento.

Não fale, não toque, e não olhe para ele!!! Quando ele finalmente ficar quieto, interaja com ele e ofereça uma recompensa (carinho, biscoito,…). E a cada vez demore mais tempo para dar a recompensa (após o cão parar de latir).

Para ter sucesso com este método você deve esperar o tempo que for preciso até que pare de latir. Se ele ficar latindo por uma hora e você gritar com ele, entenda que talvez da próxima vez os latidos podem dura uma hora e meia, porque ele saberá que latir funciona para ter a sua atenção. Seja firme ao ignorar os latidos, nem olhe!


Dessensibilização e contra-condicionamento:

Aos poucos o seu cachorro se acostumará com tudo que o faz latir. Comece mostrando o estímulo à distância (um cão na rua por exemplo) e o recompense pelo bom comportamento; e aos poucos (e com paciência) o aproxime cada vez mais desse estímulo. Isso vale tanto para outros cães quanto para visitas em sua casa, ou pessoas que passam próximas ao seu portão.

Muitas vezes um cachorro late para outro pois tem medo dele. Talvez o seu cão não foi corretamente socializado, não está acostumado a conviver com outros cães.

Palavras relacionadas a este artigo:
  • como fazer cachorros parar de latir para outros cachorrosno portão